Seminário discute incentivo a inovação, pesquisa e desenvolvimento

Instituto Valor promove nesta quinta, dia 18, evento que discutirá os obstáculos que o país enfrenta na busca de inovaçãoSob o comando do especialista em Leis de Incentivo Fiscal, Jorge Muzy, e do ex-Presidente da Embraer, Ozires Silva, o Instituto Valor promove nesta quinta, dia 18, no Centro de Convenções WTC do hotel Sheraton, em São Paulo, o 1º Seminário Nacional de Incentivo à Inovação, Pesquisa e Desenvolvimento. O encontro tem como objetivo discutir o uso estruturado dos recursos públicos e privados em prol da inovação, pesquisa e desenvolvimento e os impactos positivos na economia do país e na geração de e

– Vamos debater quais são os obstáculos que o Brasil têm enfrentado para gerar inovação. Precisamos avaliar, por exemplo, porque os Estados Unidos, com a mesma idade, a mesma dimensão, no mesmo continente e com recursos naturais mais escassos do que o Brasil, conseguiu atingir um alto nível de desenvolvimento, particularmente no Estado da Califórnia – antecipa Ozires Silva.

De acordo com o estudo Indicador da Sociedade da Informação (ISI), realizado pela consultoria Everis em parceria com a IESE Business School, o grau de desenvolvimento tecnológico do Brasil tem registrado um crescimento menor do que o de outros países latino-americanos. Os investimentos anuais em pesquisa atingiram US$ 24,2 bilhões, enquanto os Estados Unidos dedicam US$ 398,2 bilhões.

Para Jorge Muzy, das universidades ao sistema empresarial, todos os setores apresentam deficiência ou poderiam ter melhores resultados caso recebessem maior apoio.

– Como o campo é vasto, áreas como petróleo e gás, ciências do mar, biotecnologia, nanotecnologia, biomassa e energias alternativas, semicondutores e softwares, fármacos e medicamentos, podem ser consideradas estratégicas – analisa.

O destaque internacional do evento será Mory Gharib, Vice-reitor do Caltech (California Institute of Technology). Além dele, está confirmada a participação de um seleto time de palestrantes, como Benjamin Sicsú, Vice-Presidente de inovação da Samsung; Jesper Rhode Andersen, Diretor de Inovação da Ericsson; Osvaldo Barbosa de Oliveira, Diretor Geral do LinkedIn; Bruno Rondani, do Conselho Superior de Inovação e Competitividade da FIESP; Helena Veiga de Almeida, Chefe do Departamento de Inovação do BNDES; Paulo Mol Júnior, Diretor de Inovação da CNI; e João Alberto De Negri, Diretor de Inovação da FINEP.

O Canal Rural é parceiro na divulgação deste projeto.