Saiba quais as vantagens do cultivo por hidroponia

Especialista comenta os ganhos em produção gerados por este processoO cultivo por hidroponia se dá por meio de equipamentos fixos que apoiam as raízes das plantas e dispensam o contato com o solo. O Bom Dia Campo desta terça, dia 17, recebeu o empresário do ramo Luiz Fernando Calderaro para falar sobre os benefícios da técnica.

No Brasil, o sistema mais comum é o Nutrient Film Technique (NFT), no qual a água que carrega a solução nutritiva é conduzida por meio de canos para as raízes da planta. O proprietário da Hidrôponicos Calderaro explica que, no lugar dos canos, ele opta por telhas para conduzir a água e pedras de argila expandida para sustentar as raízes. Segundo ele, os gastos de água para o cultivo de alface, por exemplo, que giram em torno de 25 litros a 27 litros por pé, podem ser reduzidos para 4 ou 5 litros por pé e o processo está caminhando para a isenção de agrotóxicos.

– As principais vantagens são a questão da economia de água e, por se tratar de uma planta que recebe nutrição adequada, ela é mais limpa, então o uso de defensivos é muito menor. Hoje, a agente chega a ter 80% de redução nos níveis de agrotóxicos– afirma.

De acordo com ele, o processo de condução de água acontece em círculos, possibilitando a reutilização da solução, porém, no caso da alface, por exemplo, a solução começa a ficar desbalanceada para a cultura depois de 40 dias. Mas ela não é descartada, antes, é reaproveitada em plantio em vaso.

Veja a entrevista completa: