Saiba onde chove e onde haverá seca nas próximas semanas

No Centro-Oeste, municípios vão ficar sem precipitações por 30 dias; já na região Sul, tem cidade que vai receber o dobro da água esperada para o mês todo

Fonte: Pixabay

Sul

São esperados mais de 120 milímetros de chuvas nos próximos dias no Sul do país. Essa precipitação pode pegar áreas de soja, arroz, fumo e trigo. Segundo a Somar Meteorologia, serão 15 dias de chuvas persistentes, acompanhadas de ventania, descarga elétrica e queda de granizo, gerada por um sistema frontal, que favorece a formação de nuvens carregadas.

Na semana seguinte, outro sistema se forma e novamente há risco de queda de granizo na região. Em Santa Cruz do Sul (RS), por exemplo, são esperados 400 milímetros de chuva durante o mês de outubro – praticamente o dobro do esperado para o mês inteiro.

Sudeste

A chuva recuou nesta semana, mas a umidade do solo ainda continua boa em parte da região. No entanto, no norte de Minas Gerais o nível de água na terra já começa a diminuir. Há previsão de chuva no sul do estado de São Paulo e o restante do Sudeste fica com expectativa de 5 milímetros de precipitação.

A partir da segunda quinzena de outubro, a chuva se espalha um pouco mais, com expectativa de 20 milímetros em São Paulo, sul de Minas Gerais e Rio de Janeiro. Nas outras áreas, porém, são pequenas as chances de boa quantidade de água. Em Uberlândia (MG), por exemplo, as chuvas devem somar, no máximo, 15 milímetros durante os próximos 30 dias.

Centro-Oeste

A expectativa é de tempo mais firme no Centro-Oeste, com a previsão de chuva expressiva apenas em novembro. A quantidade de água disponível no solo está em 50% e esse número pode cair ainda mais.
Segundo Desirée Brandt, da Somar Meteorologia, um corredor de umidade vindo da Amazônia vai favorecer as chuvas no oeste de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul nesta semana, porém as precipitações serão irregulares. No restante de Mato Grosso e Goiás, o tempo ficará seco.

Em Dourados (MS), são esperados mais de 100 milímetros de chuva para os próximos dias. Já o município de Rio Verde (GO) deverá ficar cerca de 30 dias sem chuvas. A previsão do tempo indica que apenas dois milímetros são esperados no mês de outubro inteiro; a umidade só retorna a partir de 10 de novembro.

Em Sapezal (MT), a situação é um pouco melhor. Há expectativa de chuva fraca, porém mais bem dividida. Após novembro, as chuvas aumentam.

Norte/Nordeste

As chuvas demoram a chegar à região Norte, na qual o nível de água no solo atualmente é de apenas 10%. A chance de ocorrerem chuvas nos próximos dias no interior nordestino é muito pequena. No Norte, ela se espalha um pouco mais, mas com baixos acumulados.

Em Luís Eduardo Magalhães (BA), nos próximos 30 dias não há previsão de chuva. No entanto, entre 9 de novembro e 9 de dezembro as chances de chuva com bons acumulados aumentam. Mas é mais perto do final do ano que os volumes realmente devem se intensificar.