Saiba como aumentar a produção de leite em pouco tempo

Consultor indica método que teria ajudado pecuarista a elevar a ordenha em até 63% em apenas dois meses

Fonte: Sepaf/MS

Um sistema de manejo desenvolvido pela consultoria Transpondo teria ajudado pecuaristas a aumentar em até 63% a produção de leite, em apenas dois meses. Segundo o pesquisador Wagner Beskow, o Sistema Intensivo a Pasto com Suplementação (SIPS) foi desenvolvido para quem busca alta produtividade, com baixo custo por litro.

“O caso do produtor que aumentou em 63% a sua produção de leite fica marcado pela velocidade, mas há casos inclusive que a produtividade do animal aumentou 100%”, disse Beskow.

A técnica consiste principalmente em melhorar o manejo do pasto, e promete alto resultado econômico por hectare, com mínimo investimento em capital fixo. No entanto, requer pessoas dinâmicas, proativas. 

“Hoje, o principal entrave está nas próprias pessoas. Em muitos casos, a genética do animal é muito boa, mas o manejo é problemático. Os principais gargalos da produção leiteira estão no manejo, na alimentação e na fertilização”, afirma.

Veja algumas dicas do especialista:

1. Não economizar em ração                      
O produtor de leite não deve diminuir a quantidade de ração na expectativa de que isso vá reduzir gastos. Quanto menos ração o animal tiver disponível, menos ele vai produzir leite. No fim das contas, a receita vai ser menor e os custos fixos continuarão os mesmos.

2. Investir na qualidade das pastagens
O pasto é o item de alimentação que mais dá resultado. Ele é mais completo e reduz o custo de produção. Uma alternativa para diminuição de gastos seria melhorar o volumoso. Isso é possível através do manejo do pasto ou da silagem.

3. Entrar e sair com o animal no pasto no tempo certo
O erro mais comum em manejo de pastagem é não saber o momento ideal de entrar e sair com o animal no pasto. “Esse item tem um impacto muito grande na quantidade de matéria que o animal consegue ingerir. Se temos dias quentes a situação fica pior, pois o animal tem menos horas para se alimentar” explica Beskow.

4. Utilizar a lógica “custo x litro”
O produtor de leite não deve fazer o seu planejamento usando a lógica de quanto ele gasta por mês ou por ano. A ideia é gastar menos por cada litro de leite, técnica que ajuda o produtor a ter uma visão analítica e facilita o planejamento.