Saca de arroz atinge R$ 55 no Rio Grande do Sul

Preço pago ao produtor está 46% mais alto na comparação com o mesmo período do ano passado, segundo o Irga

Fonte: Pixabay/Divulgação

pouca oferta de arroz no Brasil está levando os preços pagos pela saca do grão à patamares recordes. Em algumas regiões do Rio Grande do Sul, a saca de 50 kg já atingiu R$ 55, valor histórico no estado. Durante entrevista à segunda edição do Mercado & Companhia, desta quarta, dia 29, o diretor comercial do Instituto Rio Grandense do Arroz (Irga), Tiago Barata, disse que o preço médio pago ao produtor no dia 28 de junho subiu 46% em relação ao mesmo período de 2015.

Barata também disse que a alta nos preços está estimulando o produtor rural a voltar a produzir arroz na próxima safra. Segundo ele, com o aumento dos custos de produção, a área plantada neste ano caiu bastante na comparação com os anos anteriores. A tendência é de recuperação na produção do grão, que deverá voltar aos patamares normais de área no estado.

Ele finaliza dizendo que a entrada de arroz do Paraguai e do Uruguai deve aumentar, descartando qualquer possibilidade de desabastecimento do país. Com a redução da competitividade, os níveis de exportação devem ficar abaixo dos níveis de importação.