Sabor do Campo: Aprenda a fazer um Tornedó do Vale ao molho de uva

Quadro do telejornal Bom Dia Campo ensina uma receita nordestinaO Sabor do Campo foi para o Nordeste e traz uma receita diferente. A equipe do Canal Rural esteve no Vale do São Francisco, um dos maiores polos de produção de frutas do Brasil e trouxe uma receita de tornedó ao molho de uva. O prato é sofisticado, mas muito simples de fazer. O chefe de cozinha, Normandio Guimarães, ensina como preparar.

Assista à reportagem que foi ao ar:  

 
A receita é feita em duas etapas, o preparo do molho de uva e o preparo da carne.

Ingredientes molho

500g de uva roxa (preferencialmente as especialidades com bagas grandes)
30 ml de água
10g (uma colher de sopa) de açúcar
Pimenta a gosto
Manjericão a gosto
75 ml (meia taça) de espumante branco (preferencialmente demi-sec)

Preparo

Retire as sementes da uva, para não causar amargor, e junte na panela com o espumante e água. Acrescente o restante dos ingredientes e mexa por 15 minutos, ou até engrossar. Depois de adquirir consistência, reserve-o e comece a fazer a carne.

Ingredientes carne

Filé mignon
Bacon em tiras (tipo americano)
1 colher de chá de alho processado (triturado)
1 colher de sopa de cebola ralada
Pimenta do reino a gosto
Manjericão a gosto
50 ml (uma taça) de vinho branco
20 ml de azeite de oliva

Preparo

Envolva o filé com o bacon, utilizando um palito, e leve-o à panela com o azeite já aquecido. Acrescente o restante dos ingredientes até que o filé esteja bem passado (cerca de dez minutos).

Apresentação

Depois de prontos os dois, é hora de juntá-los. Coloque o molhe sobre o filé e está pronto para ser servido. Este prato pode ser utilizado em diversas ocasiões, diurnas e noturnas, acompanhado de um vinho tinto não muito encorpado para não se chocar com o sabor do molho da uva.