RS: renda do produtor é a pior dos últimos 7 anos

Margem de lucro dos agricultores do estado encolheu até 50% em relação à safra passada

Fonte: Dale Portz/arquivo pessoal

Com altos custos de produção e queda nos preços de venda dos grãos, produtores rurais gaúchos não têm visto vantagem nesta safra. Estudo da Federação da Agricultura do Rio Grande do Sul (Farsul) mostra que a margem de lucro do agricultor do estado sofreu a maior queda de rentabilidade dos últimos sete anos.

O grande volume produzido nesta safra e as lavouras mais caras foram fatores que influenciaram essa queda. O economista da Farsul, Antônio da Luz, avalia que esse resultado é bom para a economia e para o PIB do agronegócio, mas não interessa em nada ao agricultor. “Para o produtor o que interessa é a receita, qual é o custo de produção, e disso sai a margem que chegou a ter quedas de até 50%”, diz.

Alguns analistas defendem a diminuição de área para que o lucro volte. No entanto, Antônio da Luz acredita que não é preciso tomar uma atitude tão radical, mas alerta para o risco de aumento de área. 

“Os produtores têm que pensar muito bem antes de aumentar área. Nós estamos com lavouras muito caras. Do que adianta eu aumentar o volume e depois não conseguir exportar esse produto porque eu não tenho infraestrutura e o preço do frete vai às alturas? Não adianta nada”, afirma.