Relembre os escândalos que envolveram a política brasileira em 2017

Operação Lava Jato, denúncias contra Michel Temer e condenação de Lula. Relembre o que aconteceu no último ano

Fonte: Reprodução

O ano de 2017 foi marcado por muitos impactos que refletiram na vida do brasileiro. Enquanto a economia engatinhava para o fim da recessão, os escândalos políticos mostravam que ainda estamos muito longe de sair de uma crise profunda que nasce da corrupção e da falta de ética de quem está no poder.

A complexidade do tema começou a ficar maior logo em janeiro, quando o ministro Teori Zavaski, relator da Lava Jato no Supremo Tribunal Federal (STF), morreu em um acidente aéreo. O acidente deixou um suspense no ar sobre o fim da operação, mas a cadeira na Suprema Corte foi ocupada pelo ministro Alexandre de Moraes e a relatoria repassada a cargo do ministro Edson Fachin. Foi quando surgiu mais uma avalanche de escândalos.

Relator da Lava Jato morre em queda de avião em Paraty (RJ)

Nomes dos maiores partidos do país estavam envolvidos e as delações da Odebrecht e da  JBS causaram enorme impacto e comprometeram muitos políticos, entre eles o presidente Michel Temer, que foi gravado concordando com o pagamento de propina em troca do silêncio do ex-presidente da Câmara dos Deputados , Eduardo Cunha, preso desde outubro de 2016.

A gravação é parte das delações da JBS, que culminaram na apresentação de duas denúncias criminais contra o presidente Temer pelo ex-procurador-geral da república Rodrigo Janot. Pela primeira vez, um presidente foi denunciado durante o exercício da função.

Temer é denunciado por crime de corrupção
Temer diz que denúncia de corrupção é ficção

Crise no Executivo

No dia 18 de maio, dia seguinte à revelação, Temer fez um pronunciamento alegando inocência e afirmando que não iria renunciar ao cargo. Articulando com a base aliada, o presidente conseguiu se livrar das denúncias de corrupção passiva, obstrução de justiça e organização criminosa. Todas arquivadas no Congresso.

“Apesar da alta impopularidade que o governo Temer alcançou, isso não significou perda de apoio do Congresso. Nesse quesito, o desempenho da articulação do governo Temer foi muito eficiente. O problema é que, ao se desgastar e queimar balas para poder sobreviver politicamente e manter as denúncias arquivadas, o governo não teve capacidade para avançar em outras agendas tão importantes, como reforma da Previdência e reforma tributária”, disse o cientista político Leandro Gabietti.

Ruralistas garantem apoio a Temer em votação de denúncias
 

Reformas

Considerada pelo governo a principal reforma para o ajuste das contas públicas, a reforma da Previdência foi debatida durante 2017, mas a votação do texto acabou ficando para este ano. Temer tentou articular para obter os 308 votos necessários para aprovação da reforma, como não conseguiu e o prazo foi adiado para fevereiro deste ano. A proposta divide opiniões e enfrenta resistência da sociedade.

“Se o presidente e seu grupo não conseguir aprová-la até o início de maio, eu diria que ele não vai conseguir aprovar durante as eleições, pois a pressão sob os deputados para não aprová-la será grande, atrasando o assunto para depois do pleito ou até para o ano que vem”, disse o cientista político Ricardo Caldas.

Outro assunto muito debatido foi a reforma trabalhista. Em meio a protestos e votações tumultuadas no Congresso, o projeto foi aprovado em julho e entrou em vigor em novembro. A nova lei alterou mais de 100 pontos da consolidação das leis trabalhistas. “Mérito do governo e dos setores que pressionam o Congresso que conseguiram se articular, aproveitando essa conjuntura particular para aprovar uma reforma tão complexa e impopular”, avaliou o professor e cientista político Leandro Gabiatti.

Apesar de divergências, reforma trabalhista entra em vigor
A reforma trabalhista traz benefícios para o agronegócio?

Dança das cadeiras

O ano que passou também foi marcante na Procuradoria Geral da República (PGR). Raquel Dodge foi indicada pelo presidente a assumir o cargo de procuradora-geral, substituindo Rodrigo Janot substituiu Rodrigo Janot e se tornou a primeira mulher a chegar à chefia.

“Ela imprimiu um novo ritmo, certamente mais lento. Houve um grande número de processos arquivados por falta de provas, falta de indícios e prescrição de penas. Ela iniciou novos processos não relacionados à Lava Jato, mas por outro lado ela manteve o processo contra o presidente da República e mostrou independência e prudência”, analisou Caldas.

Com Raquel Dodge no comando, MPF reforça ação em temas ambientais
 

Investigados

Outro assunto polêmico foi a absolvição da chapa Dilma-Temer no Tribunal Superior Eleitoral. Acusada pelo PSDB de abuso de poder econômico nas eleições de 2014, a chapa acabou inocentada, por 4 votos a 3. Já o ex-presidente Lula não teve a mesma sorte e foi condenado a 9 anos e 6 meses de prisão acusado de corrupção e lavagem de dinheiro, no caso que envolve o tríplex de Guarujá, litoral de São Paulo.

As expectativas eleitorais para este ano, de acordo com Leandro Gabiatti, vai depender da decisão do poder judiciário. “O provável é que assim como na questão do Lula, outras questões venham surgir ao longo de 2018 e dependerão não só da vontade popular e do voto, mas o que que o Supremo e outros tribunais superiores vão decidir sobre a questão eleitoral. Então, novamente,será mais um ano em que muito provavelmente o poder judiciário terá um papel central muito relevante e quase certo um papel fundamental para decidir quem vai ganhar as eleições e quem será o perdedor”, concluiu.