Produtores familiares querem máquinas mais baratas

Pequenos agricultores sabem que tecnologia é importante, mas não conseguem adquiri-la, diz a Fetag, que cobra redução da carga tributária

Fonte: Dale Portz/arquivo pessoal

A Comissão de Agricultura do Senado e o setor produtivo debateram nesta sexta-feira, dia 9, em audiência pública na Expodireto Cotrijal, o acesso do produtor às inovações tecnológicas. A crítica do setor é que os preços das máquinas e equipamentos ainda estão longe do alcance dos agricultores familiares.
 
O presidente da Federação dos Trabalhadores na Agricultura (Fetag), Joel da Silva, defendeu na audiência uma discussão sobre a redução do preço dos equipamentos. “Tecnologia é importante, só que nós não temos rentabilidade hoje para sustentar isso. Eu acho que tem que haver um trabalho da indústria de máquinas e também dos governos para baixar a carga tributária”, afirma.
 
O setor também discutiu a conservação do solo e da água. Para o secretário de Agricultura do Rio Grande do Sul, Ernani Polo, não é apenas a tecnologia que traz o avanço de produtividade, mas também a sustentabilidade do solo. “Hoje, o fator que mais limita o aumento da produtividade por hectare no Brasil está relacionado aos cuidados do solo e da água, especialmente a compactação do solo”, diz.