Produtor pode segurar a venda, diz analista

De acordo com Vlamir Brandalizze, o mercado ainda deve levar cerca de 10 dias para se recuperar da surpresa provocada pelo relatório do USDA

Após a queda do mercado de grãos por conta da divulgação do relatório de oferta e demanda do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA) ter apresentado uma produção maior do que a esperada – contrariando a expectativa do mercado –, produtores devem segurar a venda por alguns dias. A opinião é do analista da Vlamir Brandalizze, da Brandalizze Consulting.

– Se houver uma evolução do dólar como tem ocorrido e o dólar voltar na faixa de R$ 3,60 ele vai trazer o nível de reais favorável daí nós vamos ver uma pressão de venda do produtor brasileiro.

Segundo ele, se o câmbio ficar estável, deve levar de 10 dias a duas semanas para que o preço chegue nos US$ 10 por bushel, porque abaixo disso fica muito barato e ele não cobre o custo de produção dos grandes produtores americanos, e aí “não dá margem atrativa”.

Já para o analista da Safras e Mercado, Paulo Molinari, o preço não deve subir tão rapidamente e é necessário um fato novo.

– Os relatório que saíram agora no fim do dia indicam chuvas normais ou acima do normal no Meio-Oeste nos próximos seis a 10 dias, então acredito que essa alta de hoje não continue sustentando para amanhã (sexta) – destaca Molinari.