CONTEÚDO ESPECIAL

Produção de leite da Nova Zelândia é destaque no Via Láctea

Programa apresenta as inovações na cadeia de leite do país, que é líder mundial na exportação de lácteosDurante esta semana, o Canal Rural exibe uma série especial do Via Láctea na Nova Zelândia. A equipe do programa atravessou o oceano para conhecer a cadeia produtiva do leite no país, acompanhando a rotina das fazendas da Ilha Norte, que são referência nesse mercado. Saiba como o país se tornou o maior exportador de lácteos do mundo:

Melhoramento genético

No primeiro programa, o programa visitou a maior cooperativa de produtores da Nova Zelândia, que promove genética, produção e comercialização de sêmen. Criado em 1909, o estabelecimento é formado por cerca de 12 mil produtores de vacas leiteiras e detém quase 80% do mercado de inseminação artificial. Lá, são investidos quase 20 milhões de dólares neozelandeses por ano em desenvolvimento de produtos e pesquisas genômicas.

Para Jock Richardson, gerente-geral da área internacional da cooperativa, a vantagem com relação ao Brasil é que o país possui um banco de dados nacional com todas as vacas que estão em lactação. Com a organização para facilitar a escolha dos animais disponíveis para reprodução, os produtores tomam a melhor decisão de acordo com as características rentáveis.

Clique aqui para ver o vídeo

 

Sistema de pastagem

No segundo programa, veja o sistema de pastagem utilizado no país, fundamental para a alta qualidade do produto. Ao percorrer as estradas neozelandesas, é possível perceber que as vacas ficam livres no pasto. Praticamente não há sistema de confinamento e, para os produtores locais, a qualidade da pastagem é um fator primordial para um bom desempenho na conversão de proteína e gordura do leite.

A reportagem conversou com especialistas em um dos maiores laboratórios de sementes (que serão utilizadas nos pastos) para descobrir como ocorre o processo de criação. Confira, ainda, como os cruzamentos entre as diferentes variedades de plantas criam a melhor opção para o mercado.

Clique aqui para ver o vídeo

 

Exportação de lácteos

Confira o motivo de a Nova Zelândia ter se tornado mundialmente conhecida pela produção de leite de alta qualidade e por ser responsável por um terço do comércio mundial dos produtos lácteos. Confira a entrevista com Alex Turnbull, diretor-geral da América Latina da Fonterra, a maior cooperativa de lácteos do mundo.

 

Clique aqui para ver o vídeo

 

Novas tecnologias para ordenha

Neste programa, conheça as mais modernas tecnologias para a produção e eficiência da cadeia produtiva do leite. O Via Láctea visita fazendas e mostra o sistema carrossel, muito utilizado no país para fazer ordenha automatizada. Confira como uma produtora consegue acompanhar e monitorar a ordenha de qualquer lugar do mundo através de um celular ou computador.

Clique aqui para ver o vídeo

 

Sustentabilidade na produção leiteira

Saiba como as boas práticas nas fazendas leiteiras estão se tornando realidade. O grande desafio do país é a produção com respeito ao meio ambiente. O consultor de boas práticas em fazendas leiteiras Murray Pedley fala sobre as cinco áreas chaves para o desenvolvimento sustentável das propriedades.

Clique aqui para ver o vídeo

Bom Dia Campo

O programa Bom Dia Campo também apresenta a série “Nova Zelândia, o país do ouro branco” durante esta semana. Acompanhe todas as reportagens:

Parte 1
Parte 2
Parte 3
Parte 4

Comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *