Plantadeira com 61 linhas é destaque em feira na Bahia

As empresas mostram máquinas para atender um público formado por grandes produtores do Nordeste

Fonte: Canal Rural

A maior plantadeira do brasil e a colheitadeira com recorde mundial de produtividade são alguns dos destaques da Bahia Farm Show, em Luís Eduardo Magalhães. As empresas mostram grandes máquinas para atender um público formado por grandes produtores, como Maico Smanioto, que levou a família para conhecer as novas tecnologias.

“Já existe o namoro. Mesmo que não aconteça o negócio, a gente está levando para casa mais conhecimento de tudo o que a gente observa nesse evento”, disse.

Maico veio do Sul há mais de uma década e, desde então, aumento a área cultivada em 4.000% e ainda se considera pequeno em uma terra de gigantes. “A gente veio do Paraná, onde se plantava 32 hectares. Hoje estamos com uma área de produção de 1.320 hectares, o que seria considerada uma área média no meu estado. Na Bahia, no entanto, há uma predominância de grandes áreas”, falou.

No estande da John Deere, o lançamento é da plantadeira com 61 linhas e mais de 27 metros de largura de plantio. “Teve um produtor que virou pra mim e falou que, com essa plantadeira, ele trabalharia em dois turnos na propriedade para plantar 500 hectares em um único dia. Foi a conta que ele fez para a gente e, com isso, conseguiu tirar um único equipamento para fazer o trabalho de dois”, disse.

Os produtores baianos também puderam conhecer uma máquina que já vem com balança para fardos de algodão, além de conferir ao fardo de mais de 2 mil quilos uma etiqueta de rastreabilidade ao produto, onde é possível saber o local exato da colheita e também quando foi feito o trabalho no campo.

E, para atender aos grandes produtores de soja, a New Holland apresentou uma colheitadeira que colheu 7.329 sacas em 90 hectares durante oito horas seguidas. O recorde foi conquistado no oeste da Bahia.

“Eles acabam tendo um pouco de orgulho, porque é uma região muito produtiva. Um potencial grande, com áreas muito boas que contribuíram para esse recorde”, falou o especialista de produto da New Holland, Dionísio Kominkiewicz Júnior.