Investimentos na Farm Show devem crescer 20%

O resultado bastante positivo na safra de grãos serve de incentivo para os produtores adquirirem máquinas e implementos agrícolas

Fonte: Roberta Silveira/Canal Rural

O faturamento da 4ª Farm Show deve ser 20% maior do que no ano passado. A expectativa é que a feira, realizada em Primavera do Leste (MT), movimente R$ 1,2 bilhão com a venda de máquinas e equipamentos agrícolas.

O otimismo da organização deve-se ao bom rendimento da safra de grãos no estado. Presidente do sindicato rural no município, Marcos Bravin conta o clima tem cooperado para os resultados. “O milho foi plantado fora da janela ideal, mas o clima está ajudando, chovendo bem. Correndo tudo bem, o produtor se anima para investir”, diz.

Na feira, a facilidade para tomar crédito também tem incentivado produtores. O  Sistema de Crédito Cooperativo de Primavera do Leste, por exemplo, liberou R$ 35 milhões, volume 23% maior em comparação com o disponibilizado na edição anterior. “As máquinas são financiáveis. Pivô também, com recursos do Fundo Constitucional de Financiamento do Centro-Oeste (FCO). A parte de armazenagem nós também financiamentos com a linha do Programa para Construção e Ampliação de Armazéns (PCA)”, explica Vítor Balsan, gerente de unidade de atendimento da empresa.

 

O produtor rural Tarcírio Antônio precisou acessar uma linha de crédito de comercialização para estocar parte da safra de soja. “O agricultor está animado, principalmente para as negociações do segundo semestre. Devido à estiagem da Argentina e aumento do consumo da China, optei por segurar uma parte da soja e pegar um dinheiro, apostando na elevação dos preços”, conta. Além disso, ele também planeja adquirir animais. “Quanto à pecuária, buscar recursos para aumentar a quantidade de animais para a recria, para no próximo ano trazer para o confinamento”, conclui.

A Cooperativa de Crédito Rural de Primavera do Leste (Primacredi), que participa da Farm Show pela primeira vez, espera disponibilizar em até 35% o crédito na região. O gerente de negócios, Benhur Ravanella, afirma que, com a baixa da taxa Selic, a empresa está vendo um cenário favorável ao produtor. “Os preços das commodities tem melhorado bastante; estamos vendo que é um cenário bem promissor, bem produtivo para este tipo de operação”, diz.