Rural Notícias

Plano criado pelo governo para o Nordeste quer aumentar renda de produtores

Comentarista Benedito Rosa analisa plano criado pelo governo federal para melhorar as condições dos agricultores da região

O governo federal lançou nesta semana o plano Agronordeste. A ideia é fazer com que a renda de pequenos e médios produtores da região cresça até 50% em alguns anos. Para isso, o governo promete oferecer assistência técnica, recurso hídrico, buscar a abertura de mercados e fortalecimento da organização dos produtores. As entidades que fazem parte do projeto são: CNA, OCB, Embrapa, Senar, Sebrae, Aneel, Banco do Nordeste e Banco do Brasil.

O comentarista Benedito Rosa afirma que todo projeto que envolva dinheiro corre risco de ser dificultado ou seletivo demais. Para ele, o projeto é bom e conta com parcerias importantes, além de ser dedicado a uma região que representa grande parte dos pequenos e médios produtores do país.

“Mas é necessário torcer para que esse programa não seja muito burocrático a ponto de morrer no meio do caminho. E não custe muito, para que as parcerias envolvidas realmente ajudem os produtores a aumentar a renda, não causando o efeito contrário ao que desejamos”, diz.