Rural Notícias

Lei Kandir: FPA afirma que não vai aceitar projetos que encarecem a produção

Colocar mais impostos sobre a exportação é acabar com a competitividade do setor, principalmente em um país que já está endividado, afirma comentarista Benedito Rosa

Após governadores se reunirem para tratar o possível fim da Lei Kandir, o presidente do Senado, Davi Alcolumbre, declarou apoio à revisão das desonerações de ICMS.

A Sociedade Rural Brasileira (SRB) afirma que vê com muita preocupação a discussão, alertando que a retomada da cobrança encarece produtos agropecuários e que a sobretaxação afeta todas as cadeias, incluindo empresas compradoras, agroindústrias, exportadores e a população.

Além disso, a entidade afirma ainda que os estados que não estão cortando despesas e fazendo uma administração eficiente não podem propor o aumento da tributação. A SRB diz ainda que o debate sobre o tema passa, antes de tudo, por uma reforma tributária bem estruturada.

Para o comentarista Benedito Rosa, as dívidas continuam crescendo nos estados, buscando recursos nas exportações agrícolas. “Colocar imposto sobre exportação é acabar com a competitividade do setor, principalmente em um país que já está endividado”, diz ele.