Rural Notícias

Governo nega que embargo da Arábia Saudita seja retaliação

Segundo a ABPA, o país árabe alega critérios técnicos. Planos de ação corretiva estão sendo implementados para retomada das autorizações, diz a entidade

A Arábia Saudita, maior país importador de carne de frango do Brasil, informou nesta terça-feira, dia 22, que vai suspender a compra da carne de cinco frigoríficos brasileiros que estavam habilitados a vender ao país. O governo nega que a suspensão tenha ocorrido em função de uma eventual mudança da embaixada brasileira em Israel de Tel-Aviv para Jerusalém, o que desagradaria os países árabes.

Em nota, a Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA) informou que as razões dadas pelo país para a desabilitação das unidades decorrem de critérios técnicos e que planos de ação corretiva estão sendo implementadas para a retomada das autorizações. Com a suspensão de exportação de frango dos 5 frigoríficos, apenas 25 plantas brasileiras continuam aptas para exportar a proteína à Arábia Saudita. O repórter André Anelli traz mais informações diretamente de Brasília. Miguel Daoud comenta o assunto.