Mercado e Cia

Tecnologia e conectividade foram pontos discutidos no congresso brasileiro de algodão

O desafio das empresas agora não é só oferecer dados para os produtores, mas também orientar o que fazer com essas informações

O último dia do congresso brasileiro do algodão começou com uma pergunta: a falta de conectividade é um obstáculo para tornar o agronegócio mais eficiente e inovador? Hélcio Vieira JR, diretor comercial da Telebrás comentou que “com certeza. Nós estamos limitados em aumentar nossa área, então o jeito melhor para nós temos para aumentar a nossa produção é aumentar a produtividade. e o mundo também tem mostrado que um dos jeitos da gente conseguir aumentar a nossa produtividade é ter análises melhores do que nós estamos fazendo”. Segundo o Rabobank, a produtividade do algodão no Brasil, que nos anos 90 ficava abaixo da média mundial, agora só perde, e por pouco, para a austrália, e isso se deve aos investimentos. Para o gerente de negócios de sementes, Warley Palota do lado da biotecnologia, hoje a praticidade, a tecnologia traz para o produtor na redução, no uso mais eficiente de defensivos, com a mão-de-obra, os recursos naturais, é muito gratificante.