Mercado e Cia

Missão americana avalia retomada de exportações brasileiras

Auditoria que acontece até o dia 28 deste mês vai passar por plantas de São Paulo, Minas Gerais, Goiás, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Mato Grosso do Sul

Começa nesta segunda-feira, dia 10, a missão dos Estados Unidos para inspecionar frigoríficos brasileiros para avaliar a retomada das exportações de carne bovina. A auditoria, que acontece até o dia 28 deste mês, vai passar por plantas de seis estados: São Paulo, Minas Gerais, Goiás, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Mato Grosso do Sul. Além disso, laboratórios federais e serviços de inspeção também vão passar por vistoria.

A exportação de carne bovina do Brasil para os Estados Unidos, está suspensa desde junho de 2017, devido a reações provocadas no rebanho pela vacina contra a febre aftosa.

Na avaliação da ministra da agricultura, Tereza Cristina, o Brasil já cumpriu todas as exigências feitas pelos americanos em relação à qualidade do produto e agora o país estaria pronto para retomar as exportações de carne bovina in natura ao país.

“A possível autorização americana abre caminho para Brasil exportar para outros países que seguem protocolo de qualidade dos EUA”, avalia o analista de mercado Élio Micheloni.