Mercado e Cia

Hambúrguer vegetal não vai substituir a carne animal, diz especialista

Segundo a consultoria Agrifatto, o preço maior é um dos motivos que impede a mudança de consumo; com um quilo de carne vegetal, é possível comprar um quilo de picanha argentina

A Marfrig, uma das companhias líderes globais em carne bovina, e ADM, uma das maiores processadoras e fornecedoras de ingredientes alimentícios do mundo, anunciaram nesta terça, 6, uma parceria para produzir hambúrguer vegetal com sabor animal no Brasil.

A diretora da consultoria Agrifatto, Lygia Pimentel, vê a entrada de carnes vegetais como uma opção a carne comum, mas não uma substituição dos produtos. Um dos principais fatos para a constatação é o preço de mercado da carne vegetal. “Com um quilo do hambúrguer vegetal, é possível comprar um quilo de picanha argentina”, diz.

Outro fator que prejudica a adaptação dos brasileiros na hora de escolher a opção vegetal é que a carne vegetal não é uma imitação perfeita do hambúrguer de origem animal.

“A opção vegetal não tem o mesmo sabor, textura e aspecto. A carne vegetal deve ser mais consumida pelo público vegetariano e vegano e não deve suprir o consumo de carne comum”, afirma.