Mercado e Cia

Funrural: aumentar piso do ITR pode viabilizar remissão do passivo

Produtores esperavam que o governo apresentasse nesta semana uma solução para o problema, mas mudanças na equipe econômica atrapalharam

A agropecuária esperava que fosse anunciada nesta semana uma solução para o passivo do Funrural, mas o tema não caminhou em Brasília. A equipe do governo ainda não apresentou a proposta de remissão e também não estipulou uma data para fazê-lo. Em grupos de WhatsApp, produtores se mobilizam para pressionar o ministro da Economia, Paulo Guedes.

Segundo apuração do repórter Rafael Walendorff, uma das alternativas estudadas para viabilizar a remissão do passivo é aumentar o valor mínimo do Imposto Territorial Rural (ITR), de forma a compensar a arrecadação.

A demissão do secretário especial da Receita Federal, Marcos Cintra, atrapalhou o trabalho sobre o tema, já que, no mesmo dia em que foi demitido, ele se reuniria com Guedes para discutir formas de redimir a dívida. O presidente da Frente Parlamentar da Agropecuária, deputado federal Alceu Moreira (MDB-RS), chegou a se reunir com o ministro da Economia, mas o assunto não avançou.