Mercado e Cia

Em apenas uma semana, preço do café arábica sobe mais de 7%

Gil Barabach, analista da consultoria Safras & Mercado, explica que o cenário foi puxado por diversas mudanças no mercado, entre elas, a queda do dólar e o preços de outras commodities, como o petróleo

O preço da saca de 60 quilos do café arábica subiu mais de 7% em uma semana, de acordo com levantamento do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea). Só nos primeiros dias de novembro, o valor negociado passou de R$ 438,38, para R$462,84, com uma variação de 7,02%.

Gil Barabach, analista da consultoria Safras & Mercado, explica o cenário de alta. “Houve uma mudança no mercado nas últimas semanas. Primeiro, as notícias que levavam os preços do grão sempre para baixo. De uma hora para outra o rumo mudou, primeiramente com a queda do dólar, depois por conta de outras commodities, como o petróleo’, explica ele.

Além disso, Barabach afirma que o otimismo com a última florada em outubro também contribuiu com o resultado. “Com isso o mercado construiu uma alta consistente em Nova York, e agora recentemente com os números da Organização Internacional do Café (OIC) acabou consolidando esse movimento de alta”, diz.