Mercado e Cia

Concorrência com alho da China afeta renda de 12 mil famílias de produtores 

Mesmo com tarifa antidumping, liminares da Justiça têm liberado a entrada do produto do país asiático

A importação de alho da China deve ser um dos temas debatidos em  audiência pública que acontece na Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural e de Finanças e Tributação nesta quinta-feira, dia 25. Devem estar presentes no encontro o ministro da Economia, Paulo Guedes, a ministra da Agricultura, Tereza Cristina, o presidente da Confederação de Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), João Martins e outras lideranças do setor.

De acordo com o deputado José Mário Schreiner (DEM-GO), um dos autores do requerimento para realização do debate, apesar de o Brasil ter condições para aumentar a produção e oferta do produto no mercado interno, produtores rurais enfrentam uma concorrência desleal do alho importados ilegalmente ou com liminares da Justiça, que impedem o aumento da produção no país.

Benedito Rosa, comentarista do Canal Rural, analisa o atual momento do alho no Brasil. “O governo brasileiro adotou uma medida legal, mas o Judiciário está ajudando a contornar uma decisão do executivo”. Segundo ele, a renda de cerca de 12 mil famílias de produtores rurais do Brasil já foi afetada com a medida.