Mercado e Cia

'Cobrança de energia solar pela Aneel vai contra discurso do governo'

Para o comentarista do Canal Rural Miguel Daoud, proposta da agência é absurda; medida prevê compensação parcial ao produtor rural que gera energia elétrica extra

A proposta da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), que pretende taxar a energia solar, é vista pelo comentarista do Canal Rural Miguel Daoud como absurda. “Se tratando de energia, isso é absurdo porque nós estamos vendo vários discursos do Paulo Guedes (Ministro da Economia) que quer reduzir em 40% o gás e que isso implementaria o crescimento do Brasil já que diminui o Custo-Brasil, aí de repente na energia solar você tem uma tributação?”, questiona ele.

A medida da Aneel, que está em consulta pública até 30 de novembro, quer que a energia injetada na rede de distribuição da concessionária elétrica seja apenas parcialmente compensada na conta de luz do produtor rural e não totalmente, como é realizada atualmente.

Nesta terça-feira, 19, o deputado federal José Mário Schreiner (DEM-GO) também criticou a medida. Para ele, a proposta é inaceitável e retira o ânimo dos investidores. “Uma energia que foi tão incentivada, as pessoas acreditaram, investiram, empresas construíram parques fotovoltaicos. O que nos estranha é que pouco menos de 1% da energia gerada no Brasil vem da energia solar. Agora vem a Aneel fazendo essa proposta indecorosa”, rebateu.

Schreiner afirmou ainda que os parlamentares seguem discutindo, através das audiências públicas, e junto ao governo federal a proposta. “Nós esperamos que a Aneel possa ouvir aquilo vem sendo falado”, diz.
Nova call to action