Mercado e Cia

Clima: ‘Outubro deve ter períodos prolongados de seca entre uma chuva e outra’

Previsão do tempo indica que, após precipitações no fim de setembro, mês seguinte deve ser marcado por irregularidade nas chuvas nas principais áreas produtoras do país

Os modelo climáticos indicam que as chuvas devem voltar em parte do Centro-Oeste no fim de setembro, deixando em alerta os produtores rurais que esperam que o clima fique favorável ao plantio da safra 2019/2020.

De acordo com a Somar Meteorologia, há condição mais expressiva de chuva, entre os dias 24 e 28 de setembro, para o Sudeste e parte do Centro-Oeste. “A chuva pode se espalhar para Mato Grosso do Sul, alcançar o sul de Goiás, sul de Mato Grosso e chegar até o oeste mato-grossense. No entanto essa chuva ainda não vem para ficar e é de baixo acumulado”, diz a meteorologista Desirée Brandt.

O alerta da previsão do tempo, no entanto, é para outubro. A expectativa é que o mês tenha irregularidade nas chuvas nas principais áreas produtoras do país. “Não vai ser ausência total de chuva, mas teremos períodos prolongados de seca entre uma chuva e outra”, afirma Brand.

Para o Rio Grande do Sul, a tendência é de chuvas acima da média em outubro.