Mercado e Cia

Chuva em excesso deve diminuir em 30% safra de milho de produtor 

Ao contrário de Mato Grosso, tempo seco tem afetado lavouras  do cereal no Paraná

A segunda safra de milho começa a ser colhida no fim de maio em alguns estados como Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Paraná. Em Sorriso (MT), a produção está no período de formação de grãos e a colheita está prevista para começar no fim de maio.

De acordo com o produtor rural Laércio Lenz, em sua fazenda, cerca de 30% da área foi prejudicada pelo excesso de chuvas dos últimos meses, o que acabou afetando o desenvolvimento do grão. A estimativa de produtividade é de 110 sacas por hectare, a mesma do ano passado.

Já em Douradina (MS), os produtores estão sofrendo com a seca. Segundo o produtor rural Cláudio Pradela, faz 20 dias que não chove e, com isso, a lavoura, que está em fase de granação está esfarelando. Se continuar sem chuva, o agricultor projeta perda total da produção.

Em Medianeira (PR) o presidente do sindicato rural da cidade, Ivonir Loti, está animado com a safra de milho deste ano. Ele espera colher 110 sacas, volume maior do que o registrado ano passado, que foi de 70 sacas por hectare. A produção está na fase de formação de grão e a colheita também está prevista para o fim de maio.