Mercado e Cia

Café: consumo não deve ser afetado por possível recessão da economia mundial

Organização Mundial do Comércio (OMC) indica que vendas internacionais devem recuar no terceiro trimestre deste ano; guerra comercial entre Estados Unidos e a China é um dos motivos

O comércio mundial deve recuar no terceiro trimestre deste ano, é o que aponta o barômetro de mercadorias da Organização Mundial do Comércio. O indicador divulgado na quinta-feira, 15, mostra um crescimento de 95,7 pontos, contra uma evolução de 96,3 pontos, projetada no relatório anterior. O indicador da OMC é produzido com dados que utilizam uma base 100. Quando o valor da análise ultrapassa esse limite, significa que a perspectiva é positiva, se fica abaixo, indica a piora da situação. De acordo com a própria organização, essa perspectiva menor está ligada a guerra comercial entre Estados Unidos e a China que está afetando as vendas internacionais.

Os dados da OMC reforçam o temor de uma recessão global, que é o período onde há um recuo no crescimento econômico. O presidente executivo do Sindicato da Indústria de Café do Estado de São Paulo, Nathan Herszkowicz, avaliou que situação não deve afetar o mercado de café. “O consumo em 2020 deve ser maior que 2019”, afirma. 

Nova call to action