Mercado e Cia

Alagamentos e excesso de neve podem atrasar plantio nos EUA

De acordo com a ARC Mercosul, um possível atraso na semeadura de milho poderia abrir espaço para aumento de área na soja

Alagamentos estão sendo registrados no Cinturão Agrícola dos Estados Unidos e, desde o início de março, o volume de chuvas e a neve tem causado enchentes recordes no estado americano de Nebraska.

Tarso Velloso, analista de mercado da ARC Mercosul, comenta que o clima está muito parecido com o ano passado, onde o tempo ruim atrasou o plantio.

“A diferença é que Nebraska, um importante estado produtor nos EUA, está passando por um dos piores alagamentos em quase 100 anos. Alguns outros estados, como Iowa e Illinois, estão passando por enchentes que prejudicaram a infraestrutura como estradas, pontes e silos”, comentou.

O analista explica ainda que no sul dos EUA, já há previsão de atraso no plantio da safra de milho. O fato poderia, então, abrir espaço para a semeadura de uma área maior de soja. “Nos Estados Unidos o milho é plantado primeiro e, quando os americanos não conseguem plantar o cereal na janela ideal, eles apostam na soja”, diz.