Governo prorroga o pagamento de custeio e investimento dos produtores de leite

O ministro da Agricultura, Blairo Maggi, confirmou ainda a compra de R$ 40 milhões de leite em pó para regular o mercado

Fonte: Alcides Okubo Filho/Embrapa

O ministro da Agricultura, Blairo Maggi, anunciou nesta quarta-feira, dia 22, que vai prorrogar as dívidas dos produtores de leite. A informação foi confirmada pelo presidente da Associação Brasileira dos Produtores de Leite (Abraleite), Geraldo Borges, que participou de audiência com o governo.

De acordo com o representante da entidade leiteira, após intensas reuniões e meses de cobranças de novas políticas para a cadeia, uma série de medidas deverão ser adotadas pela pasta.

Em relação às dívidas, Borges afirmou que os produtores rurais que pegaram recursos para custeio agrícola e investimento, terão os prazos de pagamentos prorrogados. “Metade do valor do custeio será adiado por um ano, e para investimento, a parcela que deveria ser paga agora, será paga no final. Por exemplo, se o recurso foi pego em 5 anos, o produtor vai pagar essa parcela de agora no sexto ano”, explicou.

Ele informou ainda que o ministro Blairo Maggi se comprometeu em realizar compras de R$ 40 milhões de leite em pó, através da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), para regular o mercado. Segundo o presidente da Abraleite, esse montante representa menos de 10% do que o setor havia pedido, mas a decisão mostra o início de uma atuação mais efetiva no mercado, além de uma boa vontade do governo.