Rural Notícias

Governo investe em agricultura familiar para combater a fome

Produtores receberam sementes de milho e feijão; ação visa promover segurança alimentar em comunidades rurais em situação de vulnerabilidade social

Milho
Foto: Pixabay

Agricultores familiares cadastrados no Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) estão recebendo sementes de milho e feijão, no Distrito Federal. A ação faz parte da estratégia do Ministério do Desenvolvimento Social (MDS) e da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) para promover a segurança alimentar em comunidades rurais em situação de vulnerabilidade social.

“Nesta parceria, produtores têm acesso a sementes de alto valor genético, que alguns não teriam condição de adquirir normalmente”, explica o especialista em profissionalização de agricultores, Argileu Martins. A iniciativa distribuiu 1.455 sacas para pouco mais de 600 agricultores.

Paulo de Barros, morador de Brazlândia, cultiva hortaliças em uma área de nove hectares. Parte da produção é destinada a escolas e creches, por meio do PAA. Há quatro anos no programa, ele recebeu sementes para multiplicar pela primeira vez. “Com o governo ajudando, diminui os gastos bastante; semente de plantio é cara”, conta.

Nova call to action
Segundo a superintendente de Suporte à Agricultura Familiar da Conab, Kelma Cruz, a modalidade incentiva esses grupos “para que tenham autonomia e se estruturem, tanto para produzir quanto para ofertar”.

Histórico e expansão

Desde 2015, o programa já chegou a 14 estados. Neste ano, contemplou produtores familiares no Distrito Federal, Rio Grande do Sul e Sergipe. Além disso, pode chegar ao Amazonas e Mato Grosso do Sul.

O MDS prevê investimentos de R$ 7 milhões até abril de 2019 para compra de sementes. Os recursos do PAA sementes são administrados pela Conab.

Podem participar entidades de assistência técnica e ligadas à agricultura familiar, comunidades quilombolas e indígenas, e secretarias estaduais de agricultura.

Para conferir os editais de aquisição de sementes, clique aqui.

Produção de grãos no ciclo 2018/2019 deve subir mais de 4%, diz Conab