Girassol e grão-de-bico viram opção na capital nacional do milho-pipoca

A diversificação de culturas é destaque da Parecis SuperAgro, realizada na cidade de 9 a 12 de abril

Fonte: Suelen Farias/Canal Rural

Campo Novo do Parecis, em Mato Grosso, é considerada a capital nacional do milho-pipoca. A cultura é uma boa opção para a segunda safra, mas a região tem se destacado, também, por outros cultivos não muito comuns, como o girassol e pode até ter produção de grão de bico nos próximos anos.

Essa diversificação de culturas é destaque da Parecis SuperAgro, realizada na cidade de 9 a 12 de abril. A região tem 40 mil hectares de produção de milho-pipoca, o que representa mais de 70% da produção nacional. Na segunda safra, no entanto, o girassol entra como o cultivo mais indicado para a região.

A saca de 60 quilos de semente de girassol é vendida por R$ 80, mas se a produção expandir demais pode haver queda de preço. “É um bom mercado, mas é um mercado que tem um volume determinado. Não adianta saturar o mercado de produção de girassol  que falta pássaro para alimentar”, disse o engenheiro agrônomo Alex Luviseto.

Grão-de-bico

O único produtor comercial de grão-de-bico do Brasil, Robson Custódio, já exportou para Dubai e Colômbia. Atualmente, ele produz em Goiás, mas também começou a investir aqui no médio-norte de Mato Grosso.

Segundo ele, o preço é um grande incentivo, já que a tonelada do produto é vendida por aproximadamente US$ 1 mil. “Estou lidando com isto desde 2008 e fiz a primeira venda comercial em 2014. Neste ano, estamos pensando em uma expansão para a cultura, já que a demanda mundial é muito grande e, se for analisar em termos de qualidade, não tem como não pensar em Mato Grosso, que eu gosto de chamar de terra prometida”, falou.