Feira paraguaia atrai representantes do agro brasileiro

Realizado em Santa Rita, o evento leva tecnologia de ponta e conta com a participação de empresas e produtores rurais do Brasil

Fonte: Roberta Silveira/ Canal Rural

O Paraguai realiza nesta semana a Expo Santa Rita, uma das maiores feiras de agronenócio do país e que atrai, inclusive, empresas brasileiras que querem fazer negócios no território vizinho. Ao todo, são esperados mais de 100 mil visitantes em nove dias de feiras, onde 400 expositores oferecem novidades para os produtores rurais.

A feira é realizada na cidade de Santa Rita, que se destaca pela produção de soja, milho e trigo. Outra característica da região é a grande quantidade de imigrantes brasileiros, como Darci Bortoloso, que há 25 anos ajudou a fundar a Cooperativa de Produção Agropecuária de Narajal (Copronar), uma das maiores cooperativas agrícolas da região.

“A maioria dos agricultores brasileiros estão aqui e nós já consideramos paraguaios. Já falamos muitas vezes que nós saímos de uma imigração da Europa para o Brasil e do Brasil para o Paraguai e queremos terminar as nossas vidas aqui, produzindo neste país”, disse Darci, que nasceu no Rio Grande do Sul.

Se o português já é muito falado em Santa Rita, nos dias do evento ele é ainda mais. Representantes de empresas brasileiras foram até a feira com o apoio da agência brasileira de promoção a exportação, como explicou analista de negócios internacionais Gustavo Sperandio Fernandes.  “Essa rodada de negócio tem por objetivo trazer empresas que são provenientes do nosso programa de qualificação para exportadores, que é composto por empresas não exportadoras ou exportadoras iniciantes, que estão começando este esforço de exportação.”