Evento da ABQM faz participantes se sentirem no faroeste

Clima e figurino de cowboy compõem cenário no 38º Campeonato Nacional de Conformação e Trabalho do Cavalo Quarto de Milha

Fonte: Canal Rural

No 38º Campeonato Nacional de Conformação e Trabalho do Cavalo Quarto de Milha, em Avaré, no interior de São Paulo, não basta participar das provas da ABQM, é preciso também ter estilo. E o estilo country, ou no bom português, a moda sertaneja, faz muito sucesso!

O movimento, que começou nos Estados Unidos, ganha cada vez mais força no Brasil. Homens, mulheres e crianças capricham no visual. Certas peças são obrigatórias no guarda-roupa de um peão.

– O preferido hoje é camisa xadrez, bota, chapéu, e ser cowboy, né? – defende o motorista Antônio José Dias.

Em Avaré não faltam opções de fivelas, chapéus, botas… e até acessórios para deixar o cavalo na moda. Mas é preciso mais que a roupa para ser um cowboy!

– Não pode faltar a fé e a coragem – diz Danilo Márcio, tratador de cavalos.

Quem anda pelo parque se sente em um filme de faroeste. Além dos cowboys e cavalos por toda a parte, o cenário completa a atmosfera. O truque é o mesmo do cinema: uma cidade cenográfica.

Tem o sallon, o estábulo, um celeiro… e outras referências aos clássicos do bangue-bangue. A empresária Ester Del Rio é a responsável por transformar o parque de exposições em um pedaço do Velho Oeste.

– O pessoal está se sentindo como se fosse lá no Texas, faroeste perfeito, né. Nós trazemos isso, trazemos também a história. História do índio, história do apache, com cenário, com peças – conta Ester.