Entenda para que servem os óleos essenciais

Produtor explica o processo de extração e os benefícios destes produtosExistem centenas de variações destes óleos extraídos de vegetais. Relatos históricos indicam que os chineses, egípcios e hindus já empregavam algumas essências há mais de quatro milênios. O método de extração e a aplicação variam conforme a planta e o uso, como explica o empresário Gil Almeida.

Gil, proprietário da Phytoterapica, explica que os óleos essenciais, também conhecidos como óleos voláteis, são compostos aromáticos extraídos de árvores. Seus usos são muitos, desde a produção de cosméticos, remédios fitoterápicos, utilização em massagens e até para fins gastronômicos.

O líquido é extraído por meio do processo de “destilação a vapor”: a água é aquecida dentro de um recipiente e o vapor gerado é bombeado para outro recipiente, onde fica o material vegetal. Lá, o calor faz as paredes das células se abrirem e liberarem o óleo, que evapora junto com a água e vai para o  condensador. Por ser mais leve, o óleo não se mistura com a água, sendo facilmente separados. 

Segundo o empresário, há várias formas de aplicação, entre elas inalação, ingestão, aplicação no banho ou diretamente na pele. A essência de sucupira, por exemplo, pode ser usada em pessoas que sofrem de doenças nas articulações.

– O óleo de sucupira alivia os transtornos da artrite e artrose. É comumente usado pela população do Norte do país e tem um efeito fantástico. 

Gil alertou que mesmo sendo natural, como qualquer outro produto, há contra indicações, dependendo de cada individuo e essência.