Drone para aplicação de defensivos é lançado durante a Expodireto

Tecnologia desenvolvida pela SkyDrones estará disponível em maio a um custo de R$ 150 mil

Fonte: Bruna Essig/Canal Rural

A empresa SkyDrone lançou na Expodireto Cotrijal, em Não-Me-Toque (RS), um modelo de drone capaz de aplicar defensivos em lavouras. O equipamento, batizado de Pelicano, carrega carrega 10 quilos do produto e tem capacidade para percorrer 180 hectares por dia, debaixo de sol ou de chuva. 

O Pelicano não atua sozinho. O drone Zangão, que já está disponível no mercado, faz o mapeamento da lavoura através de uma câmera acoplada, para então o Pelicano entrar em ação.

Através dessas informações, o fabricante afirma ser possível economizar até 60% de defensivos, pois o equipamento só aplica onde há necessidade. Fruto de um ano de desenvolvimento pela SkyDrones, o Pelicano está em fase final de testes e deve estar no mercado em dois meses.

Outra tecnologia que também foi apresentada aos produtores é o drone Zika Killer, que é o mesmo equipamento voltado para agricultura, mas com uma câmera acoplada. Desenvolvido para aplicação de larvicidas que combatem o mosquito transmissor da dengue, o equipamento funciona através de orientações de um operador que decide em tempo real pela aplicação ou não do produto.

O drone Pelicano aguarda autorização da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) para levantar voo, o que deve acontecer daqui a dois meses. O valor é de R$ 150 mil.