Dólar cai depois de cinco altas consecutivas e fecha a R$ 3,33

Moeda perdeu 1,18% em reação a comunicado do Fed 

Fonte: Reuters / Gary Cameron

O dólar comercial encerrou com queda de 1,18% a R$ 3,33 para venda, registrando o primeiro recuo depois de cinco pregões de alta, nesta quarta, dia 29.

Segundo Flávio Serrano, economista-sênior do Banco Espírito Santo de Investimento (Besi), além da correção de parte da alta recente, a moeda reagiu ao comunicado do Fed – o banco central dos Estados Unidos, na sigla em inglês.

– A moeda devolveu parte do prêmio excessivo dos últimos pregões e, depois da decisão da política monetária do Fed, o real se valorizou mais ante o dólar com a falta de uma sinalização que os juros possam subir já em setembro – diz Serrano.

Segundo Guilherme Esquelbek, o mercado externo mais calmo também ajudou a trazer alívio para o câmbio, mas a queda se aprofundou com o Fed. 

– O que chamou a atenção foi o trecho em que o Fed diz haver progressos em empregos, mas não na inflação. A percepção dos agentes é que a instituição prorrogue o início do aperto monetário ainda este ano – aponta Esquelbek.

Com o Fed ainda no radar, Serrano destaca na agenda de amanhã a divulgação da primeira leitura do Produto Interno Bruto (PIB) dos Estados Unidos do segundo trimestre. 

– Se o número vier forte isso deve alimentar as expectativas de uma alta de juros já em setembro – diz o economista-sênior do Besi.