Criação de minianimais cresce e vira negócio rentável no Rio Grande do Sul

Retorno financeiro em relação ao custo de produção surpreende; pecuarista gaúcho explica como funciona a criação

Fonte: Reprodução

Você sabia que a criação de minianimais é um negócio rentável? Em um haras no Rio Grande do Sul, a demanda por mini-bovinos e pôneis é grande e já ganhou um mercado em todo o país. Além da rentabilidade, o custo para manter os animais também surpreende. 

Gustavo Terra começou com um plantel de oito cabeças em Tupanciretã. Os mini-bovinos foram um presente de um amigo. Desde então, o investimento tem sido maior, sempre com retorno garantido. 

“Hoje, nós temos no máximo 15 animais porque o mercado absorve toda a produção e não consigo reter novas matrizes. Eu praticamente não consegui repor nesse meio tempo, aumentando o número de matrizes, apenas substituindo as que vão sendo descartadas em função da idade, porque a demanda do mercado é muito grande”, conta. 

O pecuarista vende os animais diretamente e também em leilões. Mas ele quer ampliar essa vitrine, e busca no Ministério da Agricultura o registro de raça, que o permitiria a comercialização em feiras e a venda de sêmem. 

“É fundamental até para poder direcionar o processo de seleção nos diferentes criatórios. Inclusive o mini-gado, por ser oriundo de animais com o gen do nanismo, inicialmente aparecem com muito problema de aprumo, morfológicos de linha de linha de lombo, de estrutura torácica e a seleção é que nos garante essa melhoria”, analisa. 

O gado alcança até 1 metro de altura. Tem padrão específico, mas vem do cruzamento de raças leiteiras. O animal está pronto para ser vendido quanto está entre 100 kg e 200 kg. Do aras de Gustavo já saíram animais para quase todos os estados do Brasil. 

Na mesma propriedade, Gustavo também cria pôneis. Atualmente, são 200 exemplares de um animal dócil e que vira xodó das crianças. 

“O pônei tem a questão de ser um animal colorido. Então, é usado em eco terapia infantil, no início da montaria infantil, no desenvolvimento do respeito pelos animais e como cortador de grama ecológico”, diz Terra. 

Até este ano, o haras já produziu mais de 900 pôneis que foram comercializados. O custo, de apenas um sexto de um cavalo de grande porte, surpreende. 
 
“Vendemos um pônei, um filhote de pônei com seis meses pelo mesmo preço ou mais, do que se compra os seus pais, coisa que não acontece em nenhuma outra raça. O custo de produção é baixíssimo e o retorno ao capital investido é muito alto”, completa Terra.