Controle de qualidade é vital para armazenar sementes

Processo tem influência direta sobre o plantio, resultando em melhor desenvolvimento da lavoura

Fonte: Embrapa/divulgação

Acompanhar o caminho da semente de soja é um fator decisivo para garantir qualidade do plantio e da colheita. E muitos produtores e pesquisadores já sabem disso. Mas, para entender melhor, é preciso ouvir quem estuda cada etapa do processo para promover o controle de qualidade das sementes.

Desde o beneficiamento, realizado logo após a colheita, até a entrega para a semeadura, há um longo período de armazenamento. As condições de temperatura e umidade do local precisam ser rigorosamente controladas.
Existem profissionais especializados em cada etapa desse processo. Nas sementeiras, são feitos testes em laboratório que avaliam o vigor, o poder de germinação, entre outros quesitos. Tudo isso para garantir que a semente que o produtor vai adquirir é legal, confiável e está dentro dos padrões exigidos pelo mercado. 

No programa Técnica Rural – Armazenamento de Sementes, especialistas mostram como as sementes devem ser armazenadas, tanto pela indústria, quanto pelo produtor rural. O processo tem influência direta sobre a qualidade do plantio, resultando em maior desenvolvimento da lavoura, estande homogêneo e, consequentemente, melhor rendimento na colheita. 
 
Como o nosso país é tropical, a necessidade de ter uma tecnologia eficiente de armazenamento é constante. Nas principais regiões produtoras, o clima na época que antecede o plantio costuma ser chuvoso e quente, e, por isso, as condições nos armazéns devem obedecer às recomendações técnicas para que se evitem perdas.