Como criar um touro campeão?

Alimentação controlada, treinamento e bons tratos fazem parte da rotina de um touro competidor do PBR

Fonte: PBR Now/Divulgação

O touro brasileiro é referência de desempenho nas principais competições de montaria pelo mundo. Mas por trás de pulos altos e grandes atuações nas arenas, as boiadas são submetidas a um manejo rigoroso.

O médico veterinário César Fabiano Vilela começou a criação de touros em Amparo, no interior de São Paulo. Hoje, ele mantém uma boiada de 60 animais. O sistema de criação é o semi-intensivo, com alimentação rigorosamente controlada.

– O animal é o que come. Então, é preciso tratar bem, com alimento de qualidade. É o que vai dar energia para ter um desempenho atlético – garante o veterinário.

Os animais são recolhidos de manhã onde recebem 30 quilos de silagem de milho, além disso, tem a ração, em torno de 6 quilos por dia. O alimento é balanceado, específico para animais atletas, que necessitam de um nível de energia maior. Também consomem outro concentrado preparado a base de milho e aveia que ajuda na manutenção da pelagem e um suplemento de aminoácidos – explica.

Para evitar estresse nos animais, a área tem que ser suficiente para que cada touro tenha locomoção e acesso fácil à comida e ao pasto. Durante as temporadas de rodeio, a boiada costuma descansar durante a semana para competir aos fins de semana. Em épocas de baixa temporada de provas, os animais praticam exercícios para não perder a forma.

– Quando eles ficam parados, são montados na fazenda para manter a rotina de desempenho físico – diz Vilela.

O preço do aluguel de um touro considerado de bom desempenho varia de R$ 500 a R$ 700 por evento, valor equivalente ao que o animal custa para o criador por mês.

– O valor que um criador empenha para montar o seu plantel e um time de competidores é muito alto. Esse retorno financeiro praticamente não existe, é pura paixão – afirma Vilela.

Quem vive para criar campeões sabe que a recompensa quase nunca é financeira. Um exemplo disso é a emoção que Carlos Gallo carrega sempre acompanhada por uma fivela, conquistada pelo touro Orgulho, campeão mundial do rodeio de Barretos em 2009.

– É um orgulho, né? A hora que você é chamado dentro da arena para receber uma fivela de melhor boi, eleva o ego da gente. Quando Orgulho morreu foi bem triste para gente. É amor o que sentimos por esses animais – conta Gallo.

Avaliação

A avaliação é feita através das características de pulo, coice e intensidade no giro. A somatória desses fatores é preponderante para nota dele. Os animais que mais se desempenham, levam uma nota mais alta, o que eleva seu valor zootécnico.

Transporte

O transporte dos touros para os locais das provas é sem dúvida um dos momentos mais trabalhosos da rotina dos criadores dos animais. É necessário um caminhão com um espaço interno de 10 metros de comprimento por 2,40 de altura para carregar 14 touros.