Com mais de um metro de altura, galo índio gigante pode chegar a 6 kg

Raça nasceu de cruzamento entre galinhas caipiras e aves de combate

Ele é o verdadeiro rei do terreiro. Com pernas longas e corpo esguio, o galo índio gigante se destaca entre os galináceos por medir mais de um metro de altura e, em alguns casos, atingir mais de 6 kg de peso. A raça nasceu de cruzamentos entre galinhas caipiras e aves de combate, resultando em exemplares rústicos e com alta produção de carne.

De acordo com Geraldo Gonçalves, que cria o galo índio gigante na fazenda São Sebastião, em Baldim (MG), a ave é muito procurada por produtores rurais para reprodução com galinhas comuns. Mas ela também tem potencial como ave ornamental, graças ao porte avantajado e ao visual extravagante. Segundo Gonçalves, a dúzia de ovos férteis da raça chega a custar R$ 180.

O criador afirma que o custo de produção do gigante é baixo, e a ave pode ser criada solta, sem a necessidade de instalações específicas, em chácaras, sítios e fazendas. 

Aos 130 dias, o índio gigante está pronto para o abate, com peso vivo médio que vai de 2,5 quilos (fêmeas) a 3 quilos (machos). De acordo com informações da fazenda São Sebastião, os machos adultos podem alcançar 6 kg, dependendo da forma como forem criados.