Coleção reúne tudo que profissionais precisam saber sobre doenças de plantas

Professores universitários se reúnem para compilar dados importantes sobre o temaNeste mês, o coordenador do curso de engenharia agronômica da Universidade Federal de São Carlos, a UFSCar, Waldir Cintra de Jesus Júnior, publicou os volumes três e quatro da coleção “O Essencial da Fitopatologia”, intitulados “Epidemiologia de Doenças de Plantas" e “Controle de Doenças de Plantas".

Os professores Laércio Zambolim e Fabrício de Ávila Rodrigues, do Departamento de Fitopatologia da Universidade Federal de Viçosa, são coautores dos livros.

Os volumes um e dois foram lançados em 2012, ambos são da autoria de Waldir, Laércio e Olinto Liparini Pereira, que também é docente do Departamento de Fitopatologia. Os quatro volumes lançados apresentam dados básicos sobre os microrganismos que causam as doenças, os aspectos práticos que as transformam em epidemias e, é claro, estratégias de controle.  

De acordo com Waldir, foi o contato com estudantes e trabalhadores do campo que motivou a publicação.

– Surgiu a demanda de que a gente tivesse as informações aglutinadas em determinados livros, porque normalmente temos as informações, mas elas ou estão em linguagem de difícil acesso ou estão esparsas na literatura. Então o nosso objetivo foi tentar reunir informações, convidando os principais pesquisadores e docentes da área de fitopatologia.

O lançamento dos dois últimos volumes está previsto para o segundo semestre de 2015, durante o 48º Congresso Brasileiro de Fitopatologia, que acontecerá entre 9 e 14 de agosto, em São Pedro, São Paulo.

Como obter os livros
O Essencial da Fitopatologia
Editora da Universidade Federal de Viçosa
Televendas: (31) 3899-3551/3899-2234
De segunda a sexta, das 8h às 18h