Chuvas no Paraná atrasam embarque de grãos

Situação está prejudicando armazenamento do milho segunda safra em Mato Grosso

O excesso de chuvas que vem castigando o estado do Paraná também prejudica o embarque de grãos no porto de Paranaguá, o que atrapalha o escoamento da produção de Mato Grosso. O problema já gera prejuízos aos produtores, que não têm espaço para armazenar o milho segunda safra.

Segundo o Instituto Mato-Grossense de Economia Agropecuária (Imea), apenas cerca de 47% dos grãos de uma área total de 3,2 milhões hectares foram colhidos.

Dos 10 mil hectares de milho que o produtor rural Amarildo Cristófoli cultivou nesta safra, 50% já estão colhidos e cerca de 400 mil sacas já foram tiradas das lavouras e estocadas. O que está lotando praticamente todos os armazéns da propriedade.

– A produção foi boa, 20% acima do esperado, então encheu tudo, e aí começa já a bater a preocupação de perder produto, perder produto, porque ficar o milho na lavoura, agora no mês de agosto começa a ventar muito, e começa cair milho e a máquina já não consegue mais pegar – disse.

O grande motivo para todo esse transtorno enfrentado pelo agricultor é que uma parte da soja da safra passada, já vendida, ainda não foi retirada pelo comprador e acabou comprometendo boa parte dos armazéns na fazenda.

O produtor José Aparecido Cazeta enfrenta a mesma situação, mas no caso dele o problema é causado pelo milho desta temporada. Grande parte da produção do cereal já foi comercializada, mas ainda não foi retirada pela empresa compradora, o que causou um enorme transtorno. A colheita na fazenda está bem adiantada, mas os trabalhos foram interrompidos porque o pequeno armazém na propriedade ficou cheio de milho. 

– O espaço nosso já é pequeno em função da lavoura plantada, mas como ele é uma válvula de escape, se o comprador tivesse tirando de acordo conforme havia combinado, eu teria espaço no armazém para colher mais – afirmou.

As tradings, por sua vez, creditam o atraso na retirada dos produtos no campo ao clima desfavorável. Segundo as empresas, as fortes chuvas que atingiram o porto de Paranaguá, no Paraná, vêm dificultando o embarque de grãos, gerando impacto em toda a logística dos produtores.