Chegou a hora de comprar insumos, recomendam especialistas

O Brasil está comprando poucos fertilizantes no momento e o preço tem se tornado mais atrativo

Fonte: Pixabay/divulgação

Ainda faltam alguns meses para o plantio, mas tem muito produtor pensando seriamente no planejamento da safra verão e essa antecipação pode trazer bons lucros, já que os analistas recomendam o momento para negociar a compra de fertilizantes.

Foi o que fez a família de Gustavo Borsato, que é produtora de soja na região de Piracicaba, interior de São Paulo. No intervalo de produção, eles cultivam milho cultiva milho para venda e aveia para a cobertura do solo, mas, enquanto o milho não é colhido e a área com aveia não é desocupada, o produtor aproveita para fazer a cotação da compra dos fertilizantes para o próximo plantio de soja.

“Acredito que nessa época, com a demanda mais baixa, o preço costuma ser melhor. Não é de costume a gente fazer isso, mas esse ano nós estamos tentando fazer uma programação para tentar baixar o custo”, disse o produtor, alertando que mesmo com a demanda por insumos em baixa, os preços não estão estáveis.

“Não sei o que está acontecendo, mas o preço não está firme. Mesmo assim, estamos comprando para garantir e fugir dessa instabilidade”, comentou.

Outro problema é que para comprar os insumos e fertilizantes necessários para o próximo plantio, o produtor precisa vender a soja e o milho que ainda estão estocados, o que corresponde a quase 30% da produção.

Segundo analistas de mercado, Gustavo não está errado, pois o momento de vender o estoque e comprar fertilizantes é agora, principalmente porque o Brasil que é o 4º maior importador de fertilizante do mundo e está comprando pouco, justamente porque o produtor não está com tanto dinheiro em caixa.

“O preço da soja subiu bastante nos últimos dias, passando inclusive dos US$ 10 por bushel. Por outro lado, o dólar cedeu um pouquinho. Com isso, a recomendação é que ele compre o mais rápido possível. Como o Brasil está comprando pouco fertilizante, o preço está caindo no exterior e acredito que seja uma boa oportunidade para a compra. Eu vejo o preço cair com mais força, principalmente dos fosfatados, a partir de setembro, mas aí já é tarde para o plantio”, disse o consultor de fertilizantes Marcelo Melo.