Centro-Sul deve registrar chuvas amanhã

Tempo deve favorecer o desenvolvimento das lavouras de segunda safraA região Sul do país deve registrar novas áreas de instabilidade amanhã, dia 27, provocando chuvas sobre Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná e extremo sul de Mato Grosso do Sul.

Fonte: Divulgação/Pixabay

A situação deve favorecer o desenvolvimento das lavouras de segunda safra, como também as de inverno, mas podem atrapalhar os trabalhos de colheita do milho, que já se iniciou em várias propriedades paranaenses.

Este tempo mais fechado e com chuvas deve se manter até quinta, dia 28. Na sexta, dia 29, o tempo volta a abrir sobre toda a região, devido ao avanço de uma nova massa de ar polar, provocando um declínio acentuado das temperaturas mínimas. Vale ressaltar que não há previsão de geada nas áreas produtoras.

No restante do país, o tempo fica aberto e não há previsão de chuva, possibilitando a realização de todos os trabalhos de campo.

O novo sistema meteorológico que está no Sul deve avançar sobre a região Sudeste na quinta, onde provocará chuvas generalizadas em São Paulo e todo o Mato Grosso do Sul. Essas precipitações ocorrerão não apenas sobre esses dois estados, mas também em Minas Gerais, Rio de Janeiro, Goiás e sudeste de Mato Grosso.

Essas chuvas devem persistir até a sexta, mas o tempo volta a abrir em todo o Brasil sábado, dia 30, com possibilidades apenas para ocorrência de pancadas de chuvas isoladas em Mato Grosso e em Rondônia.

Essas chuvas ao longo dessa semana em toda faixa central do Brasil favorecerão o milho e demais culturas de segunda safra, mais pode atrapalhar o andamento da colheita da cana de açúcar, do café e até mesmo do milho, que aos poucos vai ganhando escala em todo o Paraná e Centro-oeste. Além disso, esse padrão atmosférico manterá as condições favoráveis ao desenvolvimento e proliferação de doenças nas grandes culturas das hortaliças, como batata e tomate.