Cana ficará sem crédito em 2016

Consultorias apontam que o nível de recursos para financiamento vai atingir um estado crítico, o que deixa setor em alertaO setor de açúcar e álcool no Brasil enfrenta a mais severa crise da história no país. E a situação parece que não vai melhorar tão cedo. Consultorias privadas apontam que em 2016, o nível de recursos para financiamento vai atingir um estado crítico, deixando o setor em alerta.

Fonte: Fábio Silveira/GO Associados

Segundo o economista, Fábio Silveira, os preços do etanol, descontada a inflação, tiveram uma queda de 13% de janeiro a abril, em comparação com o mesmo período do ano passado, e para o açúcar a baixa foi de 7%.

Já os dados da União da Indústria de Cana de Açúcar (Única) apontam que só na região centro-sul do Brasil, a moagem de cana na safra 2014/15 foi de 571,34 milhões de toneladas, ante as 597,06 milhões de toneladas processadas na safra anterior, o que significa uma redução de 4,31% na moagem.

Além destes indicativos, o endividamento do setor é um dos principais fatores que aumentam esse risco. Nos últimos sete anos, 82 usinas fecharam e mais de 80 mil trabalhadores foram demitidos.

Consequências

Para esta safra, a Única estima que mais 12 usinas encerrem suas atividades no centro-sul do país. Silveira explica que o setor caminha para um estado crítico em 2016, já que está mais arriscado emprestar dinheiro. “É preciso uma análise mais específica tanto de lideranças quanto do governo, pois se nada for feito as dificuldades serão maiores”, afirma.