Braford reúne o melhor de gado europeu e de zebuíno

A raça é resultado do cruzamento dos dois tipos de bovinos, aliando a capacidade de produzir carne de qualidade do primeiro à rusticidade do segundo 

Fonte: Manuela Bergamim/Embrapa

A raça braford surgiu nos Estados Unidos, como resultado do cruzamento de gado hereford com animais zebuínos. Inicialmente, a reprodução era feita com exemplares brahman, o que explica o nome da raça sintética. No Brasil, entretanto, foram utilizados outras raça de origem indiana para cruzar com o hereford, como o nelore e o tabapuã.

O objetivo dessa combinação de sangue é aliar os predicados dessas duas cargas genéticas. Do hereford, o braford herdou a fertilidade, a precocidade e a boa musculatura, que resulta em excelente qualidade da carne. 

Do lado dos zebuínos, a raça mestiça trouxe a rusticidade, demonstrando grande capacidade de adaptação ao clima tropical e resistência a carrapatos e vermes.

Dessa forma, o braford demonstra alto potencial para o abate precoce, mesmo consumindo alimento de qualidade inferior e sem prejudicar as características da carne. 

A pelagem do braford mantém as cores vermelha e branca do hereford, mas é curta, por influência do sangue zebu. Uma “marca registrada” dos exemplares da raça são as manchas escuras em volta dos olhos.