Banco do Brasil e Abimaq fazem parceria para agilizar liberação de crédito

Instituição financeira se compromete a retomar a participação em linhas de crédito como Finame, Moderfrota e Cartão BNDES

Fonte: Marcello Casal Jr/Agência Brasil

A Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos (Abimaq) firmou parceria com o Banco do Brasil nesta sexta-feira, dia 19, para agilizar a liberação de crédito. Além disso, a instituição financeira se compromete a retomar a participação em linhas de crédito como Finame, Moderfrota e Cartão BNDES.

O presidente do conselho da Abimaq, João Carlos Marchesan , lembra que os R$ 5 bilhões relativos ao Moderfrota, por exemplo, já estavam terminando. “O governo fez uma complementação de mais R$ 2,5 bilhões. Isso nos leva a quase o mês de maio deste ano quando tem a Agrishow e também teremos o anúncio do Plano Safra”, diz.

O vice-presidente do Banco do Brasil, Tarcísio Hübner, afirmou que o aumento da inadimplência contribuiu para a redução da oferta de crédito. Segundo ele, a recessão assustou todo o sistema, mas há uma percepção de melhora. “O agronegócio é um setor que se mostrou bastante diferente dos demais setores e vamos ter uma safra muito boa. Então, é um setor em que nós já percebemos um avanço significativo na busca de investimentos.”

A promessa é que os financiamentos sejam aprovados com mais rapidez. Marchesan afirma que o CNPJ dos associados da Abimaq será fornecido antecipadamente ao Banco do Brasil para que, ao solicitarem o financiamento, já tenham o cadastro pré-aprovado. “Isso vai dar mais celeridade ao processo”, diz o presidente do conselho da Abimaq.