Aumenta consumo de etanol no país

Alta no preço da gasolina leva consumidores a mudarem hábitosO aumento do preço da gasolina provocou mudanças no comportamento dos motoristas. O consumo de etanol chegou a 1,5 bilhão de litros em abril, cerca de 50% a mais em relação ao mesmo mês do ano passado, de acordo com a Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP). 

Fonte: Canal Rural

O etanol está mais atrativo e é fácil chegar a essa conclusão. Basta fazer aquela conta: dividir o preço do litro do etanol pelo da gasolina. Se o valor ficar abaixo de R$ 0,70, vale a pena.

• Veja também: Aumenta competitividade do etanol hidratado

Mas só isso não é suficiente para explicar tanto aumento no consumo. Também é preciso avaliar o fator psicológico do consumidor, que está assustado com tantas altas e pode economizar abastecendo com o etanol.

Outra explicação para o aumento do consumo foi uma mudança tributária no estado de Minas Gerais, que reduziu aumentou ICMS sobre a gasolina e reduziu no caso do etanol. o resultado foi um aumento do consumo mensal de álcool de 80 milhões de litros para 150 milhões de litros.

• Veja também: Moagem de cana sobe 5,5% na segunda metade de maio

A expectativa é que os preços do etanol fiquem estáveis até o encerramento da safra, no fim do ano. Com o aumento do consumo do combustível, a expectativa é de queda na produção de açúcar.