Analista prevê dificuldade para cana em 2015

Projeção não é unânime, já que se o dólar persistir alto, exportações brasileiras podem se beneficiarO ano de 2015 será difícil para o mercado de açúcar e álcool. Com preços internacionais baixos e subsídios do açúcar da Índia e da Tailândia, as exportações brasileiras tendem a diminuir. A projeção é do analista de mercado da G7 Agro João Oswaldo Baggio.

Fonte: Canal Rural

Segundo ele, a oferta firme, que foi um dos principais fatores pela queda nos preços, seguirá impactando o mercado, porém, o consumo de etanol tende a aumentar um pouco devido à maior quantidade de álcool na gasolina.

– Os produtores estão desovando os estoques para a entrada da nova safra, por isso o conteúdo disponível continua elevado. A safra atual não será muito diferente da anterior em relação à produtividade o clima está favorável, mas não há renovação de canaviais – pontua ao Canal Rural.

Já o diretor técnico do Centro Nacional das Indústrias do Setor Sucroenergético e Biocombustíveis (Ceise Br), Paulo Gallo, acredita que o dólar valorizado possa beneficiar as exportações brasileiras e gerar uma possível capitalização no segmento:

– Do ponto de vista do aumento, você favorece as exportações, ou seja, com o mesmo montante de dólar o produtor ganha mais. Mas ainda é muito cedo pra poder avaliar isso no longo prazo. Temos que ver como vai caminhar o dólar – aponta Gallo.

Em reunião da Câmara Setorial de Oleaginosas e Biodiesel esta terça, dia 24, em Brasília, o setor produtivo se mostrou preparado para aumentar a mistura de biodiesel no diesel a valores que ultrapassem 10% e o governo já estaria cogitando a possibilidade para casos específicos. O aumento da mistura de biodiesel no diesel chegou a 7% em novembro do ano passado e aumentou em 40% a demanda do produto no mercado interno.

O setor sucroenergético passa por uma forte crise financeira nos últimos anos, com dívidas de R$ 82 bilhões, segundo consultorias especializadas. Como 70% desse valor está atrelado ao dólar, o montante deve crescer com a recente valorização da moeda frente ao real. Desde 2008, 67 usinas brasileiras estão em recuperação judicial. O maior número está na região Sudeste, com 38 usinas. Em seguida vem o Nordeste com 14, o Centro-Oeste com 13 e a região Sul, com duas. De acordo com a União da Indústria de Cana-de-Açúcar (Unica), cerca de 80 usinas fecharam as portas de 2008 a 2014 e nove podem fechar ainda este ano.

*Apuração de Larissa Pansani, edição de Paula Soprana