Alimentação adequada ajuda a formar cavalos campeões

Especialista comenta as diferenças na dieta para animais de provas de explosão e resistênciaProprietários e criadores de cavalos investem cada vez mais em genética e treinamento, mas há um item essencial para explorar ao máximo o potencial máximo dos animais. No Bom Dia Campo desta segunda, dia 16, a médica veterinária da Guabí, Claudia Ceola, explica a importância da alimentação para o rendimento de cavalos atletas.

– Sabemos que nada disso adianta se não tiver uma alimentação adequada. É como ter uma Ferrari e usar combustível ruim, o cavalo não vai render o que poderia – ressalta.

Segundo ela, por ser um herbívoro, a base da alimentação do cavalo é o capim. Assim, é importante que o equino tenha acesso a um volumoso de qualidade, como coast cross, tifton e feno de alfafa. O sal mineral deve ser contemplado na dieta, já que os equinos transpiram muito durante as provas. Nesses dias, o consumo ideal é de 70 a 90 gramas.

Na dieta também entram carboidratos e gordura. A veterinária explica que, para animais voltados para provas de explosão, nas quais o tempo de execução é curto e a intensidade é grande, carboidratos são essenciais. Ela destaca alimentos como milho pré-tratado e aveia. Já para cavalos voltados para competições de resistência, como enduro, a recomendação é a ingestão de gordura. A especialista ainda ressalta a importância da suplementação para garantir que as exigências físicas dos animais atletas sejam correspondidas.

Assista à entrevista completa: