Política

Municípios do agro têm manifestações em apoio às reformas do governo federal

Atos realizados neste domingo reuniram produtores rurais que defendem medidas do governo, como a reforma da Previdência e pacote anticrime

Manifestações em apoio ao governo de Jair Bolsonaro espalharam-se pelo país neste domingo, dia 26. Em muitos municípios brasileiros onde a economia está fortemente ligada ao agronegócio grupos saíram às ruas em defesa da reforma da Previdência, dos decretos de porte e posse de armas e do pacote anti-crime proposto pelo ministro Sergio Moro.

Em Mato Grosso, houve ato da população em Primavera do Leste, cobrando mudanças no Supremo Tribunal Federal (STF) e em apoio ao presidente da República. Cerca de 300 produtores ocuparam a praça de eventos Onesto Costa, no centro da cidade. A maioria deles vestia com camisetas da seleção brasileira e carregava faixa exigindo aprovação da MP 870 e pacote anticorrupção.

“O Brasil precisa de mudanças urgentemente, principalmente no STF. Nós, agricultores, estamos fechados com o nosso presidente. Chega de corruptos, chega de corrupção”, disse Jaime Coradini, agricultor de Primavera do Leste.

“O presidente não mudou um milímetro daquilo que ele prometeu fazer. Não faz favor, não faz negociata e não vai mudar, por isso precisa do nosso apoio para que essa reforma da Previdência seja aprovada em junho ainda”, disse o presidente do sindicato rural de Primavera, José Nardes.

Em Sinop, também em Mato Grosso, produtores rurais e moradores da cidade saíram em passeata pelas ruas. Também houve uma carreata, integrada por 30 tratores, 15 caminhões e muitos automóveis de passeio, de acordo com o  o presidente do sindicato rural do município, Ilson Redivo.

“Queremos apenas que se aprovem medidas para o país andar, com mais urgência e sem cortes, da forma como os projetos chegam ao Congresso”, afirma Redivo, que calcula em 5.000 pessoas o número de participantes da manifestação em Sinop.

No Rio Grande do Sul, de acordo com a Associação dos Produtores de Soja do estado (Aprosoja-RS) havia atos marcados nos municípios de Passo Fundo, Giruá e Santiago, com participação de produtores rurais.

Em Sorocaba (SP) houve concentração de moradores pela manhã em frente à prefeitura municipal. Uberaba (MG) também registrou um ato de apoio ao governo federal neste domingo.

*com colaboração da redação do Canal Rural